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Informação sobre o curso Design de Moda
Condições de Inscrição

Critérios de seleção (Modatex):

  • Motivação e aptidão para a área do Design de Moda avaliadas através de entrevista individual;
  • Portfólio;
  • Data de inscrição.

 

 Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Destinatários:

  • Desempregados (habilitações iguais ao 12º ano).

 

Documentos para inscrição:

- Cartão de cidadão
- Certificado de habilitações
- Declaração comprovativa de situação de desemprego (não pode ter dados superiores a 30 dias)
- Comprovativo IBAN (é obrigatório que este comprovativo demonstre que o formando é titular da conta bancária)

Observações

Formação a realizar-se de 2ª a 6ª, com horário das 9h00 às 17h00.
- Carga horária diária: 7 horas/dia.

 

Apoios Sociais:

A aplicar a desempregados:

  • Bolsa de formação: Valor pago por hora assistida até o máximo de 50% do IAS.
  • Subsídio de alimentação: 4,77€/dia (Frequência mínima de 3 horas).
  • Subsídio de acolhimento: até o máximo de 50%do IAS.
  • Despesas de transporte: valor do transporte público ou subsídio de transporte até o máximo de 15% do IAS.

Nota: o valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Objectivo Geral

  1. Analisar o mercado, as tendências da moda, as condicionantes técnicas e os padrões de qualidade, com vista ao planeamento e conceção de novos produtos de vestuário e coleções:
    1. Estudar as tendências da moda internacionais, nomeadamente, em termos de design, cor e características das matérias-primas e acessórios, nomeadamente, consultando revistas e cadernos de tendências e visitando exposições nacionais e internacionais da especialidade;
    2. Recolher, na área do vestuário, as informações relativas ao mercado, nomeadamente, o perfil do consumidor e o contexto em que o modelo de vestuário vai ser usado;
    3. Analisar as condicionantes técnicas de produção, por forma a viabilizar os processos de modelagem e de confeção;
    4. Analisar os padrões de qualidade e os requisitos funcionais do produto, nomeadamente, da ideia original e da estratégia da empresa, incluindo os objetivos comerciais.
  2. Planear coleções para os vários setores do vestuário, nomeadamente, estruturando as coleções e definindo os modelos a desenvolver.
  3. Conceber, manualmente e/ou com recurso a meios informáticos, os modelos de vestuário que irão constituir a coleção:
    1. Desenhar modelos de vestuário, traçando os seus elementos constituintes;
    2. Seleccionar as matérias-primas, as cores e os acessórios do modelo;
    3. Elaborar fichas técnicas com informações relativas à definição do modelo, nomeadamente, o traçado, a natureza da matéria-prima, as cores, as medidas, acessórios, os forros, as costuras e as etiquetas.
  4. Acompanhar a execução do protótipo do modelo, nas fases de modelagem e confeção, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e com os padrões de qualidade definidos, nomeadamente, ao nível das matérias-primas, do corte, das costuras e dos acabamentos, propondo eventuais alterações sempre que necessário.
  5. Apresentar o modelo de vestuário e/ou o seu protótipo ao cliente ou aos responsáveis pela empresa, com vista à sua aprovação e proceder a eventuais adaptações.
  6. Desenvolver, junto dos destinatários, atividades de promoção das coleções de vestuário:
    1. Seleccionar e conjugar os modelos de vestuário a promover nos diversos meios de divulgação, nomeadamente, em desfiles e em catálogos de coleção;
    2. Participar na organização da exposição da coleção de vestuário, com vista ao seu lançamento.
  7. Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Marketing.
  2. Conhecimentos de:
    1. Língua inglesa.
    2. Informática na ótica do utilizador.
    3. Tendências de moda.
    4. História da moda.
    5. Teoria da cor.
    6. Figura humana.
    7. Ilustração de moda.
    8. Desenho assistido por computador.
    9. Processos de recolha e de análise de informação.
    10. Metodologia de planeamento de coleções.
    11. Modelagem.
    12. Tecnologia e processos de confeção.
    13. Organização e apresentação de coleções.
    14. Normas e procedimentos de qualidade.
    15. Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Design de moda aplicado aos vários setores de vestuário.
    2. Desenho geral e técnico.
    3. Características e comportamentos das matérias-primas.

Aptidões

  1. Utilizar processos de recolha e análise de informação para a conceção de modelos e coleções de vestuário.
  2. Interpretar e utilizar a informação na conceção de modelos e coleções de vestuário.
  3. Aplicar os métodos de planeamento de coleções.
  4. Aplicar os métodos e as técnicas de desenho manual de modelos de vestuário.
  5. Aplicar os métodos e as técnicas de desenho assistido por computador de modelos de vestuário.
  6. Utilizar como técnicas de seleção de matérias-primas e acessórios, com vista à sua conjugação no modelo de vestuário a confecionar.
  7. Identificar e combinar núcleos e texturas.
  8. Determinar os elementos relativos à definição do modelo, com vista para elaboração de fichas técnicas.
  9. Aplicar métodos e técnicas de elaboração de fichas técnicas.
  10. Aplicar normas e procedimentos de qualidade adequados à conceção de modelos de vestuário.
  11. Aplicar os métodos e as técnicas de lançamento e promoção das coleções.
  12. Utilizar a documentação técnica respeitante ao registo da atividade desenvolvida.
  13. Aplicar como normas e os procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção ambiental respeitantes à atividade profissional.

Atitudes

  1. Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e as novas tecnologias.
  2. Revelar criatividade, iniciativa, abertura à mudança e espírito de equipa.
  3. Integrar como normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício de sua atividade profissional.
  4. Demonstrar sentido estético na combinação de formas, núcleos e texturas.
  5. Comunicar e interagir com os outros e com o meio.
  6. Decidir soluções mais adequadas na resolução de situações concretas.